2 A Função do Presidente de Uma Empresa

É Olhar Para Fora da Empresa, Não Para Dentro

A função do cargo de Presidente, seja de uma empresa, seja de uma nação, é pensar grande, pensar no todo.

Infelizmente no Brasil, temos uma visão equivocada ou melhor atrasada da função do administrador/a, que muitos confundem com a de gestor, termo ainda muito usado no Brasil.

Como vimos no capítulo anterior, gestor era aquele que fazia gestos, gesticulava e apontava quem deveria fazer o quê. Rima com Feitor.

Administrar para esta linha de pensamento era dar ordens.

“Empregados” não tinham uma função a realizar.

“Empregado” tinha que obedecer as ordens do Gestores, justamente em troca de um “emprego”.

Administração não é nada disso.

Administração é criar um sistema operacional de tal forma que a empresa ande sozinha.

Sem que precisemos dar ordem alguma.

Administradores não possuem “empregados”. Administradores possuem funcionários, pessoas que treinamos para exercerem uma função.

Uma função que independe de estarmos dando ordens a torto e direito. Eles já sabem o que fazer.

Não somos Gestores, somos talvez Supervisores.

Na maior parte do tempo podemos até não fazer nada, até que um problema surja que necessite da nossa atuação. Ou, até que um funcionário fique na dúvida sobre o que fazer e nos peça uma opinião.

Para a Teoria da Gestão, o Presidente da Empresa é o dirigente supremo.

Ele é quem decide tudo.

Tudo passa pela mão dele.

É a visão do empresário.

Do Gestor Familiar.

Do capo supremo.

Da máfia inclusive.

A visão daqueles que acreditam que “É o Olho do Dono é Que Engorda o Gado”.

A verdadeira função de um Presidente na visão da Teoria da Administração é olhar para fora da empresa.

Não para dentro, dando ordens para todo mundo.

A Missão do Administrador é cuidar da empresa para fora, não empresa para dentro.

É cuidar das relações com a sociedade, com o governo, cuidar de alianças estratégicas, da expansão da empresa, com as vendas no exterior.

Foi o estilo Lula, que vivia viajando pelo mundo afora, criticado constantemente pelo seu Aero Lula, bem diferente do estilo Dilma, que administrava o Brasil para dentro, seus ministros e secretários, cobrando resultados, dando esporros de tempos em tempos.

O Presidente “Administrador” tem tempo para cuidado do futuro, da expansão dos negócios, porque a empresa, lembre-se, anda sozinha, ou praticamente sozinha.

Lula foi um administrador neste sentido.

Justamente porque cuidou do Brasil para fora, e como fruto desse esforço o Brasil teve um prestígio jamais visto, até vir a Dilma.

Dilma é uma Gestora, o que faz parte de seus problemas, e do Brasil.

Ela vê seu cargo de Presidente como uma controladora de gastos, da corrupção, realiza o micro-management, que deveria ser feito pelos seus Ministros e não por ela.

Ela nem tem tempo para supervisionar 39 Ministros e 230 Secretários. Suas reuniões Ministeriais são totalmente improdutivas, a maioria dos participantes nem abre a boca. Bastaria ler a ata da reunião.

images (2)

Mas todos os seus Ministros escolhidos também não entendiam absolutamente nada de administração.

E as consequências estão aí.

E como ela está descobrindo, Gestor não tem tempo para tudo isto, fica atolado controlando todas as áreas de sua empresinha.

Verdade seja dita que nosso governo não anda sozinho.

Esta é a missão de vocês jovens administradores.

Agir politicamente para mostrar que o Brasil está 500 anos atrasado e exigir que o país seja administrado por administradores, aqueles que têm tempo para pensar no todo, no Brasil, no Brasil para fora e não para dentro.

download

Presidentes que pensam estrategicamente para ampliar os negócios, e não ficar atolados nos problemas internos que se acumulam dia a dia.

License

Icon for the Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

A Missão do Administrador by Stephen Kanitz is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License, except where otherwise noted.

Feedback/Errata

6 Responses to A Função do Presidente de Uma Empresa

  1. anderson on 1 de julho de 2014 at 0:47 says:

    Ola quero receber o livro,

    Obrigado.

  2. leonaldo junior on 1 de julho de 2014 at 4:07 says:

    Pra mim, o presidente deve ter uma visão sistêmica, que envolve administrar o ambiente interno da empresa, deveriamos ter um sistema que levasse informações operacionais para o presidente, pois temos vários problemas de retroação, ele desenvolve é aprova os métodos, sistemas, produtos etc é depois não tem retroação adequada, mas claro que esse visão de olhar para fora é obrigatória.

  3. Gabriela Maria Augusto on 2 de julho de 2014 at 12:40 says:

    Mais uma vez sou obrigada a discordar de vc. Aqui está sendo exposta a parte negativa do Gestor.E ainda por cima dizendo que Gestor só cuida de “empresinha”. Ahhh tenha dó!!!!! Seu pensamento está se igualando a Karl max!!

  4. Dan Reznik on 3 de julho de 2014 at 18:01 says:

    Acho q esta visão depende (como nos métodos ditos “ágeis”) de uma mola mestra: a ÉTICA de trabalho dos colaboradores, e o preparo destes. Temos deficiências socio-educacionais terriveis no Brasil. Um bom administrador cercado de baixa ética de trabalho esta fodido.

  5. Laryssa Guedes de Oliveira on 7 de julho de 2014 at 12:04 says:

    É claro que deve haver a visão de fora, o administrador deve conhecer e negociar bem com seu ambiente externo, mas de nada adianta se não houver também seu olhar para dentro.
    O presidente deve ser o grande influenciador das mudanças internas. Quanto a ideia de gestor, lembro de ter ouvido essa mesma definição de apontador na época da graduação, mas acredito que o conceito pode ser adaptado com o tempo e não dá mais para defini-lo dessa maneira.
    Enfim, estou achando o texto muito radical, sou administradora e acho importante que tenha material esclarecedor sobre nossa profissão, mas é necessário largar um pouco o sentimentalismo e escrever mais com a razão.

  6. Adjaci Alves de Queiroz on 6 de fevereiro de 2015 at 0:17 says:

    Li atentamente todo o conteúdo exposto a respeito,como também os comentários.Analisei a posição de cada um com seu ponto de vista, para mim foi muito enriquecedor como estou assumindo uma presidência de uma pequena empresa.Tirei muitas lições para o meu dia-a-dia.ok valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *